PROJETOS




(2010 – Atual) AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: uma experiência com a criação de um AVA como suporte pedagógico complementar à formação docente

Pesquisa: O desafio que motiva a pesquisa refere-se à construção de diferentes formas de uso e apropriação do ciberespaço, para que se intensifiquem as trocas de conhecimento para além do ambiente escolar, independente do nível de ensino. A proposta defende a ampliação do espaço de aprendizagem de disciplinas do curso de Artes Visuais – Licenciatura (UFPel) com a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como suporte pedagógico complementar às atividades presenciais universitárias, com o intuito de colaborar para que os sujeitos da pesquisa aprofundem conhecimentos sobre o uso das novas tecnologias no cotidiano das práticas acadêmicas. A investigação tem por objetivo colaborar para a construção de saberes estéticos, artísticos e pedagógicos que considerem a mediação das TIC em processos pessoais e coletivos de investigação e compreensão dos códigos contemporâneos, considerando-se em especial a massiva realidade visual que nos cerca.

Equipe: Claudia Mariza Mattos Brandao (Responsável); Cláudio Tarouco de Azevedo; Elisabeth Brandão Schmidt; Xênia Juliano Fidalgo Velloso; Amanda Ribeiro Corrêa; Sílvia Vargas Vasconcelos de Escobar; Daniela Pereira dos Santos; Carine Belasquem Rodriguez; Queli Daiane Silva Rios (bolsista PIBIC – Programa de Bolsas de Iniciação Científica UFPel); Gustavo Reginato; Bárbara Cezano Rody. Pós-doutorado (1) Doutorado (2) Mestrado (1) Especialização (5) Graduação (2). Número de produções C,T & A: 8/ Número de orientações: 10




(2006 – Atual) (DE)MARCAÇÕES URBANAS: transitando entre graffiti, educação e imaginários

Pesquisa: O projeto focaliza a discussão sobre as questões sócio-culturais e os reflexos ambientais da prática do graffiti. Busca aprofundar conhecimentos sobre grupos sociais específicos, as tribos de grafiteiros. São objetivos de pesquisa: desvelar estilos de vida e comportamentos coletivos, ampliando-se a compreensão do mundo e aproximando significativamente Arte, Educação Ambiental e Cultura; identificar conexões entre a prática do graffiti e os acontecimentos sociais, para determinar-se uma ontologia da realidade, fruto da interação do cidadão com seu contexto sócio-histórico e natural; analisar as formas como os grafiteiros se apropriam do espaço público, por meio de suas propostas estéticas e comportamentais. A metodologia, de cunho qualitativo, utilizará a análise textual discursiva. Na investigação proposta, o corpus de análise constituir-se-á a partir de registros em fotografia e vídeo das práticas da grafitagem. Também serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com os grafiteiros. O material coletado fundamentará o debate sobre um imaginário compartilhado e um espaço urbano muitas vezes ultrajado, buscando ampliar a compreensão do mundo ao conectar espaços a princípio heterogêneos, Graffiti/Educação, discutindo a gestação de uma cultura que priorize intervenções responsáveis e a preservação dos bens culturais e do meio ambiente.

Equipe: Claudia Mariza Mattos Brandão (Responsável); Amanda Ribeiro Corrêa; Esther Lorizolla Cordeiro; Thais Machado do Amaral. Doutorado (1) Especialização (1) Graduação (2). Número de produções C,T & A: 24/ Número de orientações: 6.




(2012 – 2012) MULHERES IMAGINADAS

Extensão: Desenvolvimento de estudos teóricos e estéticos, e elaboração e apresentação de obras artísticas (Performance-Exposição), tendo como tema a condição da mulher nas diferentes sociedades e tempos históricos, inspirados na obra da artista/fotógrafa norte-americana Cindy Sherman.

Equipe: Claudia Mariza Mattos Brandao (Responsável); Daniel Rodrigues Duarte Teixeira Correa; Tatiana Brandão de Araujo; Xênia Juliano Fidalgo Velloso; Amanda Ribeiro Corrêa; Daniela Pereira dos Santos; Carine Belasquem Rodriguez; Juliano Silva Petitot; Esther Lorizolla Cordeiro; Mariana Danuza Corteze; Diana Silveira de Almeida; Gustavo Reginato. Doutorado (1) Mestrado (2) Especialização (2) Graduação (6). Número de produções C,T & A: 5/




(2012 – Atual) O PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA

Extensão: Realização de atividades teóricas e práticas na educação básica explorando a fotografia como objeto instigador e amplificador do olhar, com ênfase numa abordagem que privilegia discussões poéticas acerca das relações do homem contemporâneo com o meio.

Equipe: Claudia Mariza Mattos Brandao (Responsável); Amanda Ribeiro Corrêa; Juliano Silva Petitot; Bárbara Cezano Rody (Bolsista PROBEC – Programa de Bolsas de Extensão e Cultura UFPel); Gustavo Reginato. Doutorado (1) Especialização (2) Graduação (2). Número de produções C,T & A: 3/




(2011 – Atual) FOTO-GRAPHANDO O MUNDO ATRAVÉS DO BURACO DA AGULHA

Extensão: Curso de extensão oferecido à comunidade em geral. Contempla atividades teóricas e prática acerca da fotografia analógica: fotografia pinhole; métodos artesanais de revelação; construção de câmeras-sardinha.

Equipe: Claudia Mariza Mattos Brandao (Responsável); Chanaísa Melo; Carine Belasquem Rodriguez; Amanda Ribeiro Correa; Gustavo Reginato. Doutorado (1) Mestrado (1) Especialização (2) Graduação (1). Número de produções C,T & A: 3/